sexta-feira, 15 de julho de 2011

Análise do game da semana: OPERATION FLASHPOINT RED RIVER


Muito além de um jogo de tiro, OFRR apareceu para mim como uma opção a mais para dar bons tiros por um país oriental com muita areia e sol quente, porém, OFRR se mostrou um excelente desafio da forma como vinha esperando à alguns anos.

Muito além de apenas atirar
Para você que esperava por um jogo de tiro em que você não controlasse o Rambo, Red River é um prato cheio, o jogo chega a ser irritantemente realista, mesmo não atingindo a realidade nua e crua, foi definitivamente o FPS de guerra que mais se aproximou de um verdadeiro campo de batalha atual.

Historia:
O jogo se passa em 2013 e o cenário não é nada diferente do que vivemos atualmente, porém você se encontra no Tajiquistão, um pequeno pais que é o atual "próximo passo" nos planos da China e dos terroristas. Você, um soldado americano capitão do pelotão Bravo e que tem que se apresentar rapidamente para o combate pois a situação não é das melhores. Calcado de realismo a historia está longe de ser cinematográfica ou cheia de reviravoltas, porém o jogo prende pela jogabilidade, o seu ponto mais forte.

-Análise-

Enredo [7,0]: Red River não tem muito o que inventar no quesito enredo, por ter uma premissa real, as únicas coisas inesperadas e acontecimentos são naturais quando se trata de uma guerra, Tajiquistão também não é um dos lugares mais cinemáticos que você vai conhecer, para quem assistiu "Guerra ao Terror"  o cenário é muito familiarizado, em suma você está ali para cumprir objetivos de guerra, não para saltar de helicópteros ou casas que explodem atrás de você.

Inovação [8,0]: Um dos grandes pontos fortes de OFRR é a inovação, pequenos detalhes como o fato de você sangrar até a morte caso seja atingido em cheio e não tratar seus ferimentos, pequenos detalhes nas miras, alcance das armas e o simples e útil ( porém um tanto falho) sistema de táticas, quase todos são elementos explorados de uma forma ou outra por outros games, mas a junção deles e outros pequenos detalhes para formar um game realista como esse é inédita.

Gráficos [8,0]: Por ser um jogo recente ( Junho de 2011) os gráficos podem não seguir o ritmo "um melhor que o outro" atual do mercado, porém tem gráficos muito realistas e bonitos, com alguns defeitos em nivelações de terrenos em algumas partes, mas lembre-se, esse jogo oferece um mapa gigante para cada "fase" portanto os gráficos cumprem perfeitamente seu papel, além de que não podemos deixar de destacar o a riqueza quase única de detalhes das armas. Apesar de muito que se veja ser areia, os lances de luz/sombra e a luz do céu é muito fiel à vida real.

Sons [8,5]: Os sons por sua vez se destacam, os passos, os impactos, o surround de vozes a os disparos são impecáveis, em que o jogo peca? Nas dublagens, poderíamos dizer que elas sofrem algum delay mas essa demora apenas se refere ao fato de que os personagens meramente mexem a boca ( sem abri-la muito, para disfarçar esse fato) enquanto suas vozes saem, nada que estrague a experiencia do jogo, corra e escute as pedras de areia sobre suas botas, atire e sinta o impacto de sua Sniper, realmente digno de um FPS.

Jogabilidade [8,0]: Por pecar na IA de seus parceiros o jogo mereceria menos, os inimigos são desafiadores, mas só nos níveis mais altos de dificuldade, porém, a experiência do jogo é fantástica, é claro, se você aguarda por um simulador, há momentos de subir no jeep e esperar até chegar no ponto de partida, ou de simplesmente esperar um helicóptero vir busca-los, que podem trazer algum tédio, mas lembrem-se, ele imita a vida real, sem cut-scenes, você está lá, vivendo aquele momento. Quanto há guerra em si, você não é nenhum Rambo, ao ouvir alguém gritar "SNIPER!", não ache que você vai apenas procurar por ele e matá-lo, agache e procure cobertura e só quando estiver seguro procure-o cautelosamente para mata-lo, ir de peito aberto por ruas e vielas não é uma boa opção, detalhes de puro realismo proporcionam momentos em que você quer quebrar o disco de jogo, mas ao mesmo tempo não consegue parar de jogar.

Nota Final [8,0]: No geral, alguns aspectos de OFRR podem faze-lo detestar o jogo, as esperas e o fato de você morrer facilmente caso não use estratégias podem ser coisas que você vai detestar, por isso creio que este é um jogo divisor de opiniões, pois se você procurar e encarar tudo isso como uma guerra real vai ver que é o jogo mais propicio para isso no mercado atual, um ponto negativo para quem não fala inglês é que ( pelo menos no modo mais difícil) o jogo não te dá dicas precisas de como chamar um reforço aéreo por exemplo, mesmo sendo necessário para algumas missões, em suma, OFRR requer de você: paciência, estratégia, e acima de tudo a busca por um simulador de guerra.

Fotos/Gameplay/Trailer

Esperar pelo helicóptero vir nos buscar? Literalmente


Gráficos realistas e efeitos de luz/sombra bem definidos são imersivos




Debut Trailer by IGN



Gameplay

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